Calculadora de IMC - Infantil

Para calcular seu IMC basta informar no formulário abaixo seu peso, altura e clicar em Calcular.

Kgs
m

Tabela IMC - Infantil

Percentil Categoria
Abaixo de P5 Abaixo do peso
P5, P15, P25, P50 e P75 Peso ideal
P85 Sobrepeso
P95 e P97 Obesidade

IMC para crianças

O cálculo do índice de massa corporal (IMC) infantil é feito da mesma maneira que se calcula o IMC de um adulto, porém classificação da categoria de peso para crianças, é diferente. Como o peso e a altura variam muito durante o crescimento e desenvolvimento de uma criança, assim como a sua relação com a gordura corporal, o IMC infantil deve ser classificado em relação a outras crianças do mesmo sexo e idade.

Portanto, a maneira adotada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para avaliação do IMC infantil é baseada em percentis. Além do peso e altura, é também considerada a idade e sexo da criança. Esses dois últimos, são necessários para que o método possa comparar o IMC calculado com a amostragem de IMC de outras crianças de mesma idade e sexo, definindo assim seu percentil, que irá classificar a categoria de peso em que a criança se encontra.

Essa amostragem, que se utiliza para definir o percentil, foi obtida através de pesquisas feitas por um comitê de especialistas que registraram o IMC de uma população infantil e é oficialmente adotada para determinar as categorias de peso infantil.

As meninas se desenvolvem de forma diferente e mais rápido do que os meninos, por isso, a necessidade também de distinguir o sexo da criança para avaliação do IMC infantil.

A importância de se calcular o IMC infantil é devido ao grande aumento de obesidade infantil. O acompanhamento do IMC Infantil precocemente facilita os profissionais da saúde a interferirem a tempo na saúde da criança. Por isso, é comum que o pediatra ou nutricionista calcule o IMC da criança todo ano e avalie se ela está ou não acima do peso.

Os meus dois filhos têm os mesmos valores de IMC, mas um é considerado obeso e o outro não. Por quê?

A interpretação do IMC varia de acordo com idade e sexo. Então, se as crianças não têm a mesma idade ou o mesmo sexo, a interpretação do IMC tem significados diferentes. Para filhos de diferentes idades e sexo, o mesmo IMC poderia representar diferentes percentis de IMC e, possivelmente, diferentes categorias de status de peso.

Quais são as consequências para a saúde da obesidade durante a infância?

Riscos para a saúde agora

A obesidade infantil pode ter um efeito prejudicial sobre o corpo em diversas maneiras:

  • A pressão arterial elevada e colesterol alto, que são fatores de risco para doença cardiovascular (DCV). Em um estudo, 70% das crianças obesas correm risco de DCV.
  • Diabetes do tipo 2.
  • Problemas respiratórios, como apnéia do sono e asma.
  • Problemas articulares e desconforto músculo-esquelético.
  • Doença do fígado gordo, cálculos biliares, e do refluxo gastro-esofágico.
  • O estresse psicológico como depressão, problemas de comportamento e problemas na escola.
  • Baixa auto-estima.
  • Funções físicas, emocionais e sociais prejudicadas.

Riscos de saúde futuros

As crianças obesas são mais propensas a se tornarem adultos obesos. A obesidade em adultos está associada a uma série de problemas de saúde graves, incluindo doenças cardíacas, diabetes e alguns tipos de cancers.

Se as crianças estão em sobrepeso, a obesidade na idade adulta é mais provável e severa.

Importante

Embora o IMC seja utilizado para triagem de sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes, o IMC não é uma ferramenta de diagnóstico. Para determinar se a criança tem excesso de gordura, uma avaliação mais aprofundada por um profissional de saúde treinado é necessário.

Outras Calculadoras de IMC Online